Câncer e cuidados Paliativos

A Cannabis Medicinal pode auxiliar no tratamento adjuvante dos pacientes oncológicos ou em cuidados paliativos, visto que o Sistema Endocanabinóide está presente em todos os nossos órgãos e é capaz de modular as diversas funções do nosso corpo, que inclui o controle da dor, náuseas, apetite, distúrbios do humor (como por exemplo a ansiedade e a depressão), distúrbios do sono entre outros.

Assim sendo, o intuito do tratamento é poder proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses pacientes, que muitas vezes sofrem com quadros dolorosos, insônia, falta de apetite, emagrecimento; além de estarem abatidos emocionalmente, levando a transtornos de ansiedade, depressão, sem vontade de interagir com amigos e a própria família.

É nesse sentido que a Cannabis Medicinal mostra sua relevância para os pacientes oncológicos e em cuidados paliativos, buscando melhorar não só os sintomas físicos, mas também os aspectos emocionais e, assim, propiciar uma melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares.

É sempre bom ressaltar que o tratamento adjuvante com Cannabis Medicinal é personalizado, respeitando as particularidades de cada paciente, da sua enfermidade e de seus sintomas, alinhando suas as expectativas com o prognóstico do tratamento, sempre baseado na literatura médica atual.

Conforme o tratamento estipulado, podemos utilizar diferentes canabinóides extraídos da planta Cannabis sativa (como por exemplo o CBD, CBG, CBN, THC) e em diversas concentrações, que será determinado durante a consulta, mediante a cada condição clínica reportada pelo paciente.