Distúrbios Gastrointestinais

Incialmente, iremos fazer uma introdução sobre a Doença inflamatória intestinal (DII) e a Síndrome do Intestino Irritável (SII) e, após, falaremos como a Cannabis Medicinal pode auxiliar esses pacientes a melhorarem sua qualidade de vida.

A DII é uma doença inflamatória crônica que acomete o trato digestivo, composta pela Retocolite Ulcerativa (que acomete particularmente o Intestino Grosso) e pela Doença de Crohn (que pode acometer todo o trato digestivo), onde ambas condições cursam com dor abdominal, distensão, diarreia (geralmente acompanhada por sangramento), fadiga e perda de peso. As causas são desconhecidas, mas sabemos que é uma doença autoimune ( em que o nosso próprio sistema imunológico ataca o trato digestivo), onde há uma resposta inflamatória descontrolada por parte das nossas células de defesa, influenciada por predisposição genética, por fatores ambientais (como por exemplo as infecções intestinais prévias, distúrbios dietéticos), por fatores emocionais e por alterações da microbiota intestinal ( que são os microrganismos que colonizam o nosso trato digestivo).

A SII também acomete o trato digestivo, cursando com dor, distensão abdominal e alteração do hábito intestinal (seja diarreia, seja constipação), porém não vemos lesões no epitélio de revestimento do trato digestivo, como evidenciado na DII (que cursa com inflamação e ulcerações intestinais). As causas da SII também não são evidentes, mas sabe-se que alguns fatores estão envolvidos no surgimento dos sintomas, como estresse, distúrbios emocionais, hábitos alimentares, alterações na microbiota, entre outros.

Nesse contexto, destacamos que o Sistema Endocanabinóide está amplamente distribuído no trato digestivo e seus receptores estão presentes nas células intestinais, nas células imunológicas, nos neurônios periféricos presentes na parede intestinal (chamado de plexo mioentérico) e no nervo Vago (importante nervo que faz a conexão entre o intestino e o cérebro).

Portanto, os fitocanabinóides da planta Cannabis sativa ajudam o restaurar o bom funcionamento do Sistema Endocanabinóide Digestivo, que se encontra desequilibrado nessas doenças, através do estímulo dos receptores CB1 e CB2, modulando a resposta exacerbada do sistema imunológico ( diminuindo o processo inflamatório), atuando também na motilidade intestinal ( através do plexo mioentérico e do nervo Vago), melhorando as alterações do hábito intestinal e as cólicas, além do auxílio no controle da dor.

Ressalta-se também, que devido a atividade ansiolítica de alguns fitocanabinóides, conseguimos atuar nos distúrbios de humor desses pacientes, quando necessário, pois sabemos que distúrbios emocionais podem servir de “gatilhos” para o surgimento dos sintomas na DII e na SII.

É sempre bom frisar que, para cada enfermidade, o tratamento adjuvante com Cannabis Medicinal é personalizado, respeitando as particularidades de cada paciente, da sua enfermidade e de seus sintomas, alinhando suas as expectativas com o prognóstico do tratamento, sempre baseado na literatura médica atual.

Conforme o tratamento estipulado para cada enfermidade, podemos utilizar diferentes canabinóides extraídos da planta Cannabis sativa (como por exemplo o CBD, CBG, THC, THCV) e em diversas concentrações, que será determinado durante a consulta, mediante a cada condição clínica reportada pelo paciente.